MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL - Promotor de Justiça



O Ministério Público é uma instituição pública autônoma, a quem a Constituição Federal atribuiu a incumbência de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis. Isto é, o Ministério Público é o grande defensor dos interesses do conjunto da sociedade brasileira. Tem a obrigação, portanto, de defender o interesse público, conduzindo-se, sempre, com isenção, apartidarismo e profissionalismo.

Para tanto, todos os seus membros têm as mesmas garantias asseguradas aos integrantes do Poder Judiciário, embora não tenham qualquer vinculação com esse poder, nem com Poder Executivo nem com o Poder Legislativo.

Os integrantes do Ministério Público Estadual são os promotores de Justiça (que atuam no primeiro grau de jurisdição) e os procuradores de Justiça (que atuam no segundo grau de jurisdição, junto aos tribunais), auxiliados por servidores, assistentes jurídicos e estagiários, todos com ingresso na Instituição mediante concurso público.

A chefia da Instituição cabe ao procurador-geral de Justiça, que é eleito pelos promotores e procuradores e nomeado pelo governador do Estado, a quem é apresentada a lista tríplice com os mais votados na eleição interna.

Além da área criminal, o Ministério Público atua na defesa do patrimônio público e social, do meio ambiente, da habitação e urbanismo, da infância e juventude, dos idosos, das pessoas com deficiência, dos direitos humanos, da saúde pública, da educação, do consumidor e ainda em falências e fundações, entre outros.

Fonte: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/atribuicoes/o_que_e_o_MP

O ingresso na carreira se dá por concurso público de provas e títulos e o cargo inicial é o de promotor de justiça substituto. 

Prepare-se conosco, temos planos de questões comentadas (objetivas, subjetivas e orais) para o concurso de Promotor de Justiça, inscreva-se e utilize GRATUITAMENTE:  https://www.juriscursos.com.br/Cadastro.aspx

Por fim, temos também curso por simulados para a fase oral: https://www.juriscursos.com.br/Texto.aspx?id=1052

Juris Cursos - Todos os direitos reservados