Mapeamento Cirúrgico - Direito da Criança e do Adolescente



 

 
       
   

PROJETO ESTUDO CIRÚRGICO - 188º JUIZ DE DIREITO DO TJSP.

     
   

MAPEAMENTO CIRÚRGICO DE PROVAS.

     
           
   

Análise minuciosa (alternativa por alternativa) das últimas 6 (seis) provas do TJSP, destacando, em ordem decrescente, os assuntos que foram recorrentes e como foram cobrados, em cada questão, os vergastados assuntos da disciplina Direito da Criança e do Adolescente.

     
   

PARA SABER MAIS E ADQUIRIR AS DEMAIS DISCIPLINAS ACESSE: https://www.juriscursos.com.br/Texto.aspx?id=5189

     
   

 

     
   

 

     
           
 

Assuntos do Edital Direito da Criança e do Adolescente

Detalhes Cobrados em cada Alternativa das Provas sobre o Assunto

Questão e Prova

Incidências do Assunto

%

 

ADOÇÃO

 

 

22

35%

 

Adoção.

No curso de processo de adoção de criança ou adolescente, o casal adotante se divorcia. Nesse caso, é correto afirmar que a adoção: não poderá ser deferida, exceto se o estágio de convivência se realizar com um dos cônjuges, após pareceres favoráveis das equipes técnicas da área de psicologia e de assistência social.                  Errado. O estágio de convivência deve ter sido iniciado na constância da relação do casal, sendo vedada a sua realização por apenas um dos cônjuges.                                                                                  ECA: Art. 42, § 2º: Para adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família.                                      ECA: Art. 42, § 4º: Os divorciados, os judicialmente separados e os ex-companheiros podem adotar conjuntamente, contanto que acordem sobre a guarda e o regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculos de afinidade e afetividade com aquele não detentor da guarda, que justifiquem a excepcionalidade da concessão.

Questão 29. Alternativa A.   Prova Versão 1.  187º Concurso - 2017/2018

 

 

 

Adoção.

No curso de processo de adoção de criança ou adolescente, o casal adotante se divorcia. Nesse caso, é correto afirmar que a adoção: poderá ser deferida, autorizando-se a guarda compartilhada, desde que demonstrado efetivo benefício ao adotando.                                                                                                                              Correto. Desde que demonstrado efetivo benefício à criança ou ao adolescente, é possível que se defira a adoção por pessoas divorciadas. Contudo, é necessário para tanto que o estágio de convivência tenha se iniciado durante a relação conjugal e que se acertem os adotantes quanto à guarda compartilhada.                                                                                                                                                               ECA: Art. 42, § 4º: Os divorciados, os judicialmente separados e os ex-companheiros podem adotar conjuntamente, contanto que acordem sobre a guarda e o regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculos de afinidade e afetividade com aquele não detentor da guarda, que justifiquem a excepcionalidade da concessão.                                                                                                                       ECA: Art. 42, § 5º: Nos casos do § 4º deste artigo, desde que demonstrado efetivo benefício ao adotando, será assegurada a guarda compartilhada, conforme previsto no art. 1.584 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil.

Questão 29. Alternativa B.   Prova Versão 1.  187º Concurso - 2017/2018

 

 

 

Adoção.

No curso de processo de adoção de criança ou adolescente, o casal adotante se divorcia. Nesse caso, é correto afirmar que a adoção: poderá ser deferida, dispensando-se o estágio de convivência a partir da homologação do divórcio, da
separação judicial ou da união estável.                                                                                   
Errado. O ECA prevê a possibilidade de dispensa do estágio de conviência apenas em casos excepcionais, tais como se o adotando já estiver sob a tutela ou guarda legal do adotante durante tempo suficiente para que seja possível avaliar a conveniência da constituição do vínculo (art. 46, § 1º). No caso trazido pela questão, não há previsão legal de dispensa.                                                                   ECA: Art. 42, § 4º: Os divorciados, os judicialmente separados e os ex-companheiros podem adotar conjuntamente, contanto que acordem sobre a guarda e o regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculos de afinidade e afetividade com aquele não detentor da guarda, que justifiquem a excepcionalidade da concessão. 

Questão 29. Alternativa C.   Prova Versão 1.  187º Concurso - 2017/2018

 

 

 

Adoção.

No curso de processo de adoção de criança ou adolescente, o casal adotante se divorcia. Nesse caso, é correto afirmar que a adoção: não poderá ser deferida, caso em que fica assegurada ao adotando a imediata colocação em programas de acolhimento familiar, bem como em cadastros estaduais e nacional de crianças e adolescentes em condições de serem adotados.                                                                                                   Errado. O ECA autoriza a adoção por pessoas divorciadas, obervados, contudo, os requisitos do art. 42, § 4º: Os divorciados, os judicialmente separados e os ex-companheiros podem adotar conjuntamente, contanto que acordem sobre a guarda e o regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculos de afinidade e afetividade com aquele não detentor da guarda, que justifiquem a excepcionalidade da concessão. 

Questão 29. Alternativa D.   Prova Versão 1.  187º Concurso - 2017/2018

 

 

 

Adoção.

Tendo como base o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta sobre as medidas da Adoção e do Estágio de Convivência. A simples guarda de fato não autoriza, por si só, a dispensa da realização do estágio de convivência.              Correto. É a exata disposição do ECA: Art. 46, § 2º: A simples guarda de fato não autoriza, por si só, a dispensa da realização do estágio de convivência.   

Questão 29.         Alternativa A                        Prova Versão 1.  186º Concurso - 2015/2016

 

 

 

Adoção.

Tendo como base o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta sobre as medidas da Adoção e do Estágio de Convivência. Nos casos envolvendo adoção por pessoa ou casal domiciliado fora do País, o estágio de convivência deverá ser cumprido por no mínimo 90 dias.                                                   Errado. De acordo com o ECA, caso os adotantes residam fora do país (sejam eles brasileiros ou estrangeiros), o prazo do estágio de convivência será de no mínimo 30 e no máximo 45 dias. A regra geral, para adoções nacionais, é de até 90 dias, podendo ser dispensado o estágio em situações excepcionais. Para adoções internacionais, o estágio não pode ser dispensado e deve ser cumprido integralmente no Brasil.                                                                                                                                                  ECA: Art. 46, § 3º: Em caso de adoção por pessoa ou casal residente ou domiciliado fora do País, o estágio de convivência será de, no mínimo, 30 (trinta) dias e, no máximo, 45 (quarenta e cinco) dias, prorrogável por até igual período, uma única vez, mediante decisão fundamentada da autoridade judiciária.                                                                                                                                                      ECA: Art. 46, § 5º:  O estágio de convivência será cumprido no território nacional, preferencialmente na comarca de residência da criança ou adolescente, ou, a critério do juiz, em cidade limítrofe, respeitada, em qualquer hipótese, a competência do juízo da comarca de residência da criança.                                                                                                                                                    ECA: Art. 46, "caput": A adoção será precedida de estágio de convivência com a criança ou adolescente, pelo prazo máximo de 90 (noventa) dias, observadas a idade da criança ou adolescente e as peculiaridades do caso.                                                                                                                      ECA: Art. 46, § 1º: O estágio de convivência poderá ser dispensado se o adotando já estiver sob a tutela ou guarda legal do adotante durante tempo suficiente para que seja possível avaliar a conveniência da constituição do vínculo.

Questão 29.         Alternativa B                        Prova Versão 1.  186º Concurso - 2015/2016

 

 

 

Adoção.

Tendo como base o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta sobre as medidas da Adoção e do Estágio de Convivência. O adolescente pode ser ouvido judicialmente apenas para a apuração de seu interesse em cumprir o estágio de convivência.                                                                                                                      Errado. Embora crianças e adolescentes devam ser ouvidos, apenas o adolescente tem o poder de consentir ou não com a medida. A opinião da criança será levada em conta de acordo com o seu estágio de desenvolvimento e grau de compreensão. Contudo, o erro da assertiva reside em dar ao adolescente a opção de dispensar o estágio de convivência, indo contra dispositivo expresso de lei que o impõe como condição à adoção.                                                                                                                                             ECA: Art. 28, § 1º: Sempre que possível, a criança ou o adolescente será previamente ouvido por equipe interprofissional, respeitado seu estágio de desenvolvimento e grau de compreensão sobre as implicações da medida, e terá sua opinião devidamente considerada.                                                     Art. 28, § 2º: Tratando-se de maior de 12 (doze) anos de idade, será necessário seu consentimento, colhido em audiência.

Questão 29.         Alternativa A                        Prova Versão 1.  186º Concurso - 2015/2016

 

 

 

Adoção.

Tendo como base o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta sobre as medidas da Adoção e do Estágio de Convivência. O estágio de convivência nunca poderá ser dispensado ainda que o adotando já esteja sob a tutela ou guarda legal do adotante.                                                                                                                    Errado. De acordo com o ECA, é possível a dispensa do estágio de convivência em situações excepcionais.                                                                                                                                                                                                                     ECA: Art. 46, § 1º: O estágio de convivência poderá ser dispensado se o adotando já estiver sob a tutela ou guarda legal do adotante durante tempo suficiente para que seja possível avaliar a conveniência da constituição do vínculo.

Questão 29.         Alternativa D                        Prova Versão 1.  186º Concurso - 2015/2016

 

 

 

Adoção.

Na adoção, o consentimento dos pais terá valor mesmo antes do nascimento da criança.                                                                                                                                         Errado. Sendo justamente o contrário do que prevê o ECA: Art. 166, § 6º: O consentimento somente terá valor se for dado após o nascimento da criança.

Questão 30.         Alternativa A                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Adoção.

O adotando deve contar com, no máximo, dezoito anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes.                                                                      Correto. Trata-se de transcrição literal do ECA: Art. 40: O adotando deve contar com, no máximo, dezoito anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes.

Questão 30.         Alternativa B                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Adoção.

Podem adotar os maiores de 21 anos, independentemente do estado civil, e o adotante há de ser, pelo menos, dezoito anos mais velho do que o adotando.               Errado: a idade mínima que o adotante deve ter ao tempo do ato é de 18 anos - e não 21, como consta da assertiva -, independentemente do seu estado civil. A diferença de idade entre adotante e adotado também está errada: deve ser, pelo menos, de 16 anos, e não 18 anos, como trouxe a questão.                                                                                                                                                                                    ECA: Art. 42: Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil. ECA: Art. 42, § 3º: O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando.

Questão 30.         Alternativa C                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Adoção.

Se o adotante falecer no curso do processo de adoção antes da prolação da sentença, ainda que tenha manifestado inequívoca vontade de adotar, o feito será extinto, pois a adoção é ato personalíssimo.                                                                                               Errado. Ainda que o adotante venha a falecer, caso tenha manifestado inequivocamente a sua vontade de adotar no curso do processo, é possível o deferimento da adoção ("post mortem"), prosseguindo-se para a apreciação do pedido, com resolução do mérito.                                                                                                                            ECA: Art. 42, § 6º:  A adoção poderá ser deferida ao adotante que, após inequívoca manifestação de vontade, vier a falecer no curso do procedimento, antes de prolatada a sentença.

Questão 30.         Alternativa D                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Adoção.

Esmeraldo Juremo, depois de passar por todo o processo de adoção, com plena
anuência de seus pais naturais, foi adotado pelo casal Silva que, em razão de
acidente automobilístico, veio a falecer. I - Tal circunstância tem o condão de restabelecer o poder familiar dos pais naturais.                                                                    
Errado. De acordo com o ECA: Art. 49: A morte dos adotantes não restabelece o poder familiar dos pais naturais.

Questão 26.         Item I                        Prova Versão 1.  183º Concurso - 2010/2011

 

 

 

Adoção.

Esmeraldo Juremo, depois de passar por todo o processo de adoção, com plena
anuência de seus pais naturais, foi adotado pelo casal Silva que, em razão de
acidente automobilístico, veio a falecer. II - Tal circunstância o habilita para nova adoção, sem passar por novo processo para tal desideratum.                                           
Errado. Embora a morte do casal Silva não rompa os vínculos de filiação formados com a adoção, Esmeraldo pode novamente ser adotado, desde que observadas, contudo, as mesmas fases do processo de adoção, já que pertinentes ao ato em si, para a garantia da sua lisura, e não à pessoa do adotando ou dos adotantes. No mais, o ECA impõe que se busque opções internas à família Silva antes de se colocar Esmeraldo à adoção novamente.                                                                                 ECA: Art. 49: A morte dos adotantes não restabelece o poder familiar dos pais naturais.                     ECA: Art. 39, § 1º:  A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa, na forma do parágrafo único do art. 25 desta Lei.

Questão 26.         Item II                        Prova Versão 1.  183º Concurso - 2010/2011

 

 

 

Adoção.

Esmeraldo Juremo, depois de passar por todo o processo de adoção, com plena
anuência de seus pais naturais, foi adotado pelo casal Silva que, em razão de
acidente automobilístico, veio a falecer. III - Tal circunstância o torna herdeiro do casal Silva.                                                                                                                                           
Correto. Isso porque, como se viu, a morte dos adotantes não interfere nos direitos de filiação do adotado, que permanece sucessor dos pais para todos os efeitos.                                                                ECA: Art. 41: A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.                                                                                                                                    ECA: Art. 49: A morte dos adotantes não restabelece o poder familiar dos pais naturais.                    

Questão 26.         Item III                      Prova Versão 1.  183º Concurso - 2010/2011

 

 

 

Adoção.

Esmeraldo Juremo, depois de passar por todo o processo de adoção, com plena
anuência de seus pais naturais, foi adotado pelo casal Silva que, em razão de
acidente automobilístico, veio a falecer. IV - Como herdeiro, e sendo adotado, concorre em desigualdade com os filhos naturais do casal Silva.                                      
Errado. A adoção confere ao adotado os mesmos direitos e deveres dos filhos biológicos dos adotantes. Aliás, desde o advento do Código Civil de 2002, não mais se admite qualquer diferenciação entre filhos, biológicos ou adotados.                                                                                                                                                                               ECA: Art. 41: A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.                                                                                                                                            CC: Art. 1.596: Os filhos, havidos ou não da relação de casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

Questão 26.         Item IV                        Prova Versão 1.  183º Concurso - 2010/2011

 

 

 

Adoção.

Esmeraldo Juremo, depois de passar por todo o processo de adoção, com plena
anuência de seus pais naturais, foi adotado pelo casal Silva que, em razão de
acidente automobilístico, veio a falecer. V - Tal circunstância não tem o condão de restabelecer o poder familiar, tendo em vista o caráter irrevogável da adoção.              
Correto.Trata-se de disposição literal do ECA: Art. 49: A morte dos adotantes não restabelece o poder familiar dos pais naturais.

Questão 26.         Item V                        Prova Versão 1.  183º Concurso - 2010/2011

 

 

 

Adoção.

O maior de 18 anos também pode ser adotado? Qual o juízo deve decidir a respeito? A) Sim, nesse caso a adoção será regulada pelo Código Civil e correrá na Vara da Família, aplicando-se o ECA subsidiariamente;                                                                      B) Não, só o menor de 18 anos é que poderá ser adotado e a questão deverá ser apreciada na Vara da Infância e da Juventude;                                                                       C) Sim, se houve autorização dos pais naturais, e a adoção deverá ser processada e julgada pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude;                                                            D) Não, e a questão deverá ser apreciada na Vara da Família;                                            E) Sim, e a questão deverá ser apreciada na Vara da Família, desde que o processo tenha sido iniciado até os 21 anos de idade do adotado.                                              Correta a alternativa "A".Também os maiores de 18 anos podem ser adotados, conforme previsão expressa no CC. A competência para processar e julgar o feito, contudo, por não envolver o interesse de menores, será da vara da família, sem necessidade de intervenção do Ministério Público. Estão erradas, portanto, as demais alternativas, que ou vedam a adoção de maiores de 18 anos ou atribuem à Vara da Infância a competência de julgamento. Também errada a última alternativa, já que inexiste limite etário previsto em lei para a prática do ato.                                                 CC: Art. 1.619: A adoção de maiores de 18 (dezoito) anos dependerá da assistência efetiva do poder público e de sentença constitutiva, aplicando-se, no que couber, as regras gerais da Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente.

Questão 29.         Alts. A, B, C, D e E                       Prova Versão 1.  183º Concurso - 2010/2011

 

 

 

Adoção.

O foro competente para a ação de adoção é o do domicílio do adotante.                        Errado. De acordo com o ECA: Art. 147, II: A competência será determinada: pelo lugar onde se encontre a criança ou adolescente, à falta dos pais ou responsável.

Questão 30.         Item III                           Prova Versão 1.  183º Concurso - 2010/2011

 

 

 

Adoção.

Não há restrição quanto à diferença de idade entre o adotante e o adotado.                  Errado. De acordo com o ECA: Art. 42, § 3º: O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando.

Questão 30.         Item IV                           Prova Versão 1.  183º Concurso - 2010/2011

 

 

 

Adoção.

O foro competente para a ação da adoção é o do domicílio do adotando.                        Correto. Conforme anotado no comentário ao item III, de acordo com o ECA: Art. 147, II: A competência será determinada: pelo lugar onde se encontre a criança ou adolescente, à falta dos pais ou responsável.

Questão 30.         Item V                           Prova Versão 1.  183º Concurso - 2010/2011

 

 

 

Adoção.

Maria, casada com João, soube que jamais poderia gerar um filho, após infrutíferas tentativas para tal desiderato. Preocupados com as crianças abandonadas e num ato impetuoso, vão ter ao registro civil e registram como se fosse seu, filho de outro.        A) João e Maria praticaram ato imoral, mas piedoso, tendo em vista a situação das crianças carentes;                                                                                                                      B) João e Maria praticaram ato imoral e piedoso que se justifica ante a angústia de não conseguirem ter filhos;                                                                                                     C) João e Maria praticaram a chamada adoção “à francesa”, ante a imperiosa necessidade de terem filhos;                                                                                                    D) João e Maria praticaram a chamada adoção “à italiana” e cometeram o ilícito recitado no art. 242, do diploma repressivo;                                                                       E) João e Maria praticaram a chamada adoção “à brasileira” e cometeram o crime previsto no diploma repressivo.                                                                                             Correta a alternativa "E". A prática de registrar filho alheio como próprio é conhecida como "adoção à brasileira" e é tipificada no Código Penal como crime. O motivo nobre que impulsionou o casal, contudo - a preocupação com as crianças abandonadas -, autoriza o enquadramento da conduta na regra mais benéfica prevista no CP.                                                                                                 CP: Art. 242: Dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outrem; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil. Pena: reclusão, de dois a seis anos.                                                                                                                                                                     Parágrafo único: Se o crime é praticado por motivo de reconhecida nobreza: Pena: detenção, de um a dois anos, podendo o juiz deixar de aplicar a pena.

Questão 31.         Alts. A, B, C, D e E                           Prova Versão 1.  183º Concurso - 2010/2011

 

 

 

Assunto do Edital ECA

Detalhes Cobrados em cada Alternativa das Provas sobre o Assunto

Questão e Prova

Incidências do Assunto

%

 

DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA

 

 

13

21%

 

Direito à Convivência Familiar e Comunitária.

A revogação da guarda exige o esgotamento do duplo grau de jurisdição, a elaboração de parecer pelo Conselho Tutelar e a oitiva do Ministério Público.                                      Errado. ECA: Art. 35: A guarda poderá ser revogada a qualquer tempo, mediante ato judicial fundamentado, ouvido o Ministério Público.

Questão 27. Alternativa A.  Prova Versão 1.  187º Concurso - 2017/2018

 

 

 

Direito à Convivência Familiar e Comunitária.

A criança ou o adolescente colocado sob guarda fica sob a dependência material e moral do detentor, exceto para efeitos previdenciários.                                                                                                 Errado. De acordo com o ECA: Art. 33: A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pai.                                                                                                                                                                   § 3º: A guarda confere à criança ou adolescente a condição de dependente, para todos os fins e efeitos de direito, inclusive previdenciários.

Questão 27. Alternativa B.   Prova Versão 1.  187º Concurso - 2017/2018

 

 

 

Direito à Convivência Familiar e Comunitária.

O deferimento da tutela não pressupõe a decretação da perda ou da suspensão do poder familiar.                                                                                                                              Errado. De acordo com o ECA: Art. 36: A tutela será deferida, nos termos da lei civil, a pessoa de até 18 (dezoito) anos incompletos.                                                                                                                                                                          Parágrafo único: O deferimento da tutela pressupõe a prévia decretação da perda ou suspensão do poder familiar e implica necessariamente o dever de guarda.

Questão 27. Alternativa C.   Prova Versão 1.  187º Concurso - 2017/2018

 

 

 

Direito à Convivência Familiar e Comunitária.

A criança ou o adolescente colocado em família substituta pode ser transferido a terceiros ou a entidades governamentais ou não governamentais, desde que mediante autorização judicial.                                                                                                                             Correto. ECA: Art. 30: A colocação em família substituta não admitirá transferência da criança ou adolescente a terceiros ou a entidades governamentais ou não-governamentais, sem autorização judicial.

Questão 27. Alternativa D.   Prova Versão 1.  187º Concurso - 2017/2018

 

 

 

Direito à Convivência Familiar e Comunitária.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, acrescido pela Lei nº 12.010, de 2009, menciona que toda criança que estiver inserida em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada por equipe interprofissional ou multiprofissional, no máximo, a cada: 6 (seis) meses, e a permanência não se prolongará por mais de 2 (dois) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse.                                                                                                               ECA: Art. 19: É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.                                                                                                § 1º: Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 6 (seis) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei.            ATENÇÃO: na época em que formulada a questão, vigia a redação do § 1º do art. 19 do ECA conforme a Lei nº 12.010/09, que previa prazo de seis mesespara reavaliação da situação da criança ou do adolescente inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional. Em 2017, contudo, sobreveio a Lei nº 13.509, que reduziu o prazo de avaliação para três meses, mantida, no mais, a redação anterior.

Questão 28.         Alts. A, B, C e D.                        Prova Versão 1.  186º Concurso - 2015/2016

 

 

 

Direito à Convivência Familiar e Comunitária.

A criança e o adolescente deverão ficar sob os cuidados de sua família natural. Se isso não for possível, serão encaminhados a um dos integrantes de sua família extensa e, na inviabilidade destas situações, serão encaminhados para família substituta.              Correto. ECA: Art. 19: É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.                                                      ECA: Art. 100, X: São também princípios que regem a aplicação das medidas: prevalência da família: na promoção de direitos e na proteção da criança e do adolescente deve ser dada prevalência às medidas que os mantenham ou reintegrem na sua família natural ou extensa ou, se isso não for possível, que promovam a sua integração em família adotiva.

Questão 28.         Alternativa A                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Direito à Convivência Familiar e Comunitária.

A colocação em família substituta far-se-á, exclusivamente, mediante adoção, independentemente da situação jurídica da criança ou adolescente, nos termos do ECA.                                                                                                                                              Errado. A colocação em família substituta pode se dar por meio de guarda, tutela e adoção - não apenas por adoção.                                                                                                                                                              ECA: Art. 28: A colocação em família substituta far-se-á mediante guarda, tutela ou adoção, independentemente da situação jurídica da criança ou adolescente, nos termos desta Lei.

Questão 28.         Alternativa B                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Direito à Convivência Familiar e Comunitária.

Na colocação em família substituta, sempre que possível, a criança e o adolescente serão previamente ouvidos e as suas opiniões devidamente consideradas, sendo necessários seus consentimentos, colhidos em audiência.                                                    Errado. Embora crianças e adolescentes devam ser ouvidos, apenas o adolescente tem o poder de consentir ou não com a medida. A opinião da criança será levada em conta de acordo com o seu estágio de desenvolvimento e grau de compreensão.                                                                                                                                      ECA: Art. 28, § 1º: Sempre que possível, a criança ou o adolescente será previamente ouvido por equipe interprofissional, respeitado seu estágio de desenvolvimento e grau de compreensão sobre as implicações da medida, e terá sua opinião devidamente considerada.                                                     Art. 28, § 2º: Tratando-se de maior de 12 (doze) anos de idade, será necessário seu consentimento, colhido em audiência.

Questão 28.         Alternativa C                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Direito à Convivência Familiar e Comunitária.

Entende-se por família natural, segundo o ECA, aquela composta da unidade de pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.                                 Errado. Familia natural, de acordo com o ECA, é aquela composta pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. Os parentes próximos com os quais a criança ou o adolescente mantém vínculos de afinidade e afetividade integram a chamada família extensa ou ampliada.                                                    ECA: Art. 25: Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.                                                                                                                                                               ECA: Art. 25, parágrafo único: Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

Questão 28.         Alternativa D                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Direito à Convivência Familiar e Comunitária.

A falta ou a carência de recursos materiais pode constituir motivo exclusivo para a perda ou a suspensão do poder familiar, que serão decretadas judicialmente em procedimento contraditório.                                                                                                    Errado. A disposição legal é justamente contrária, de acordo com o ECA: Art. 23: A falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar.

Questão 29.         Alternativa A                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Direito à Convivência Familiar e Comunitária.

A condenação criminal do pai ou da mãe não implicará a destituição do poder familiar em qualquer hipótese.                                                                                                                Errado. Assim como na alternativa anterior, a disposição legal é justamente contrária, de acordo com o ECA: Art. 23, § 2º: A condenação criminal do pai ou da mãe não implicará a destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso, sujeito à pena de reclusão, contra o próprio filho ou filha.

Questão 29.         Alternativa B                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Direito à Convivência Familiar e Comunitária.

A colocação em família substituta estrangeira constitui medida admissível apenas na modalidade adoção.                                                                                                                   Correto. Trata-se de transcrição literal do ECA: Art. 31: A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de adoção.

Questão 29.         Alternativa C                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Direito à Convivência Familiar e Comunitária.

No ECA, a tutela será deferida, nos termos da lei civil, a pessoa de até 18 (dezoito) anos incompletos, e seu deferimento independe de prévia decretação da perda ou suspensão do poder familiar, mas implica no dever de guarda.                                          Errado. De acordo com o ECA: Art. 36, parágrafo único: O deferimento da tutela pressupõe a prévia decretação da perda ou suspensão do poder familiar e implica necessariamente o dever de guarda.

Questão 29.         Alternativa D                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Assunto do Edital ECA

Detalhes Cobrados em cada Alternativa das Provas sobre o Assunto

Questão e Prova

Incidências do Assunto

%

 

MEDIDAS DE PROTEÇÃO

 

 

8

13%

 

Medidas de proteção.

Ação de anulação de registro de nascimento cumulada com pedidos de investigação e reconhecimento de paternidade, proposta em março de 2017, por filho nascido em dezembro de 2003, contra A, que consta do assento de nascimento como pai do autor, e contra B, a quem se atribui a verdadeira paternidade. Realizado o exame de DNA, conclui-se que A, com quem o autor não estabeleceu vínculo socioafetivo, não é o pai biológico do autor da ação, mas sim B. O suposto pai (B) morre no curso do processo, antes do julgamento. Deve, então, o juiz: julgar procedente a ação, após a inclusão dos herdeiros do falecido no polo passivo do feito.                                                                   A alternativa correta é a "C": não se tratando de pretensão intransmissível - até porque direito personalíssimo do autor o reconhecimento de sua origem biológica -, a morte do réu no curso do processo enseja a habilitação dos herdeiros para prosseguimento da análise do mérito do pedido, e não a sua extinção. Realizado o exame de DNA, que concluiu que B é pai biológico do autor, e incluídos os herdeiros no polo passivo da demanda, o pedido deve ser julgado procedente a fim de reconhecer a filiação para todos os efeitos, excluindo-se A do registro, porquanto inexistente a formação de vínculo socioafetivo com o autor. Estão erradas, portanto, as alternativas que indicam a extinção do processo sem resolução do mérito ("A" e "C"), além daqula que trata da conversão do julgamento em diligência, uma vez que já estão presentes nos autos todos os elementos necessários à resolução do mérito (CPC, art. 4º).                                                                                                                                         CC: Art. 1.614: O filho maior não pode ser reconhecido sem o seu consentimento, e o menor pode impugnar o reconhecimento, nos quatro anos que se seguirem à maioridade, ou à emancipação.   CC: Art. 1.616: A sentença que julgar procedente a ação de investigação produzirá os mesmos efeitos do reconhecimento; mas poderá ordenar que o filho se crie e eduque fora da companhia dos pais ou daquele que lhe contestou essa qualidade.                                                                                        CPC: Art. 485, IX: O juiz não resolverá o mérito quando: em caso de morte da parte, a ação for considerada intransmissível por disposição legal.

Questão 30.         Alts. A, B, C e D.                        Prova Versão 1.  187º Concurso - 2017/2018

 

 

 

Medidas de proteção.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados, sem prejuízo de outras providências legais: ao Conselho Tutelar da respectiva localidade.                                       Correto, de acordo com o ECA: Art. 13: Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

Questão 26.         Alts. A, B, C e D.                        Prova Versão 1.  186º Concurso - 2015/2016

 

 

 

Medidas de proteção.

São atribuições do Conselho Tutelar aplicar, dentre outras, as medidas protetivas de inclusão em programa de acolhimento familiar e colocação em família substituta, e suas decisões somente poderão ser revistas pela autoridade judiciária a pedido de quem tenha legítimo interesse.                                                                                               Errado. O Conselho Tutelar poderá adotar quaisquer medidas de proteção previstas no art. 101 do ECA, com exceção da inclusão da criança e do adolescente em programa de acolhimento familiar (inciso VIII) e a sua colocação em família substituta (inciso IX), de competência privativa do juiz. Correta, contudo, a última oração da assertiva, já que somente o juiz poderá rever as decisões tomadas pelo Conselho, a pedido de quem tenha legítimo interesse.                                                                                                                                                                                                   ECA: Art. 136, I: São atribuições do Conselho Tutelar: atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII.                      ECA: Art. 101, VIII e IX: Verificada qualquer das hipóteses previstas no art. 98, a autoridade competente poderá determinar, dentre outras, as seguintes medidas: inclusão em programa de acolhimento familiar e colocação em família substituta.                                                                              ECA: Art. 137: As decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas pela autoridade judiciária a pedido de quem tenha legítimo interesse.

Questão 27.         Alternativa A                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Medidas de proteção.

O acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas protetivas provisórias e excepcionais, usadas como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta.                                    Correto. Trata-se de transcrição literal do ECA: Art. 101, § 1º: O acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade. 

Questão 27.         Alternativa B                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Medidas de proteção.

Quando os direitos reconhecidos no ECA forem ameaçados ou violados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado ou por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável, a criança ou o adolescente deve receber a medida socioeducativa adequada, dentre as previstas no art. 112.                                                                            Errado. As medidas previstas no art. 112 do ECA são as socioeducativas - como indicado no enunciado -, reservadas para os adolescentes que tenham praticado atos infracionais. As medidas protetivas, estas, sim, aplicáveis a crianças e adolescentes, são previstas no art. 101 do ECA.                                                                                                                                                                                      ECA: Art. 101: Verificada qualquer das hipóteses previstas no art. 98, a autoridade competente poderá determinar, dentre outras, as seguintes medidas: I - encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade;  II - orientação, apoio e acompanhamento temporários; III - matrícula e freqüência obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental; IV - inclusão em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016); V - requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial; VI - inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos; VII - acolhimento institucional (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009); VIII - inclusão em programa de acolhimento familiar (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009); IX - colocação em família substituta.                                                                                                                                ECA: Art. 112. Verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas: I - advertência; II - obrigação de reparar o dano; III - prestação de serviços à comunidade; IV - liberdade assistida; V - inserção em regime de semi-liberdade; VI - internação em estabelecimento educacional; VII - qualquer uma das previstas no art. 101, I a VI.                                             

Questão 27.         Alternativa C                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Medidas de proteção.

A criança e o adolescente estão, ambos, sujeitos ao regime das medidas socioeducativas e ao sistema das medidas de proteção.                                                         Errado. As medidas socioeducativas são reservadas apenas para os adolescentes que tenham praticado atos infracionais (ECA: Art. 112), enquanto que as medidas protetivas, estas, sim, são aplicáveis a crianças e adolescentes (ECA: Art. 101).

Questão 27.         Alternativa D                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Medidas de proteção.

Não cabe investigação de paternidade por mera dúvida do genitor que voluntariamente tenha reconhecido a criança ou o adolescente.                                       Correto. Em caso semelhante, já decidiu o Superior Tribunal de Justiça: "Em processos que lidam com o direito de filiação, as diretrizes determinantes da validade de uma declaração de reconhecimento de paternidade devem ser fixadas com extremo zelo e cuidado, para que não haja possibilidade de uma criança ser prejudicada por um capricho de pessoa adulta que, conscientemente, reconhece paternidade da qual duvidava, e que posteriormente se rebela contra a declaração auto-produzida, colocando a menor em limbo jurídico e psicológico." (REsp nº 1.201.756, rel. Min. Raul Araújo, DJe 14.04.2015).

Questão 30.         Item I                        Prova Versão 1.  183º Concurso - 2010/2011

 

 

 

Medidas de proteção.

Cabe investigação de paternidade por mera dúvida do genitor que voluntariamente tenha reconhecido a criança ou o adolescente.                                                                     Errado. Conforme se anotou no intem I, já decidiu o Superior Tribunal de Justiça: "Em processos que lidam com o direito de filiação, as diretrizes determinantes da validade de uma declaração de reconhecimento de paternidade devem ser fixadas com extremo zelo e cuidado, para que não haja possibilidade de uma criança ser prejudicada por um capricho de pessoa adulta que, conscientemente, reconhece paternidade da qual duvidava, e que posteriormente se rebela contra a declaração auto-produzida, colocando a menor em limbo jurídico e psicológico." (REsp nº 1.201.756, rel. Min. Raul Araújo, DJe 14.04.2015).

Questão 30.         Item II                           Prova Versão 1.  183º Concurso - 2010/2011

 

 

 

Assunto do Edital ECA

Detalhes Cobrados em cada Alternativa das Provas sobre o Assunto

Questão e Prova

Incidências do Assunto

%

 

PODER FAMILIAR

 

 

8

13%

 

Poder familiar.

Assinale a opção que não constitui causa para possível perda do poder familiar: A doutrinação da criança ou adolescente segundo a crença religiosa e os valores morais dos genitores.                                                                                                                                                                               Alternativa a ser marcada, já que não contemplada em nenhuma hipótese legal de perda do poder familiar.

Questão 26. Alternativa A.  Prova Versão 1. 187º Concurso - 2017/2018

 

 

 

Poder familiar.

Assinale a opção que não constitui causa para possível perda do poder familiar: A condenação do pai ou da mãe por sentença penal transitada em julgado, por crime doloso contra o próprio filho, sujeito a pena de reclusão.                                                                       Errado. A hipótese constitui causa de perda do poder familiar, conforme o ECA: Art. 23, § 2º: A condenação criminal do pai ou da mãe não implicará a destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso, sujeito à pena de reclusão, contra o próprio filho ou filha.                                                                                                                                                                                      CP: Art. 92, II: São também efeitos [específicos] da condenação: a incapacidade para o exercício do pátrio poder [atualmente denominado poder familiar], tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos à pena de reclusão, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado.                                                                             

Questão 26. Alternativa B.  Prova Versão 1. 187º Concurso - 2017/2018

 

 

 

Poder familiar.

Assinale a opção que não constitui causa para possível perda do poder familiar: Gravar com caução, reiteradas vezes, os imóveis de propriedade do filho menor, sem prévia autorização judicial.                                                                                                                                                                                                                                                                                                     Errado. A hipótese constitui causa expressa de perda do poder familiar, por reiteração na prática de conduta ensejadora da suspensão do poder familiar.                                                                                                                   CC: Art. 1.689, II: O pai e a mãe, enquanto no exercício do poder familiar: têm a administração dos bens dos filhos menores sob sua autoridade.                                                                                                               CC: Art. 1.691: Não podem os pais alienar, ou gravar de ônus real os imóveis dos filhos, nem contrair, em nome deles, obrigações que ultrapassem os limites da simples administração, salvo por necessidade ou evidente interesse da prole, mediante prévia autorização do juiz.                    CC: Art. 1.637: Se o pai, ou a mãe, abusar de sua autoridade, faltando aos deveres a eles inerentes ou arruinando os bens dos filhos, cabe ao juiz, requerendo algum parente, ou o Ministério Público, adotar a medida que lhe pareça reclamada pela segurança do menor e seus haveres, até suspendendo o poder familiar, quando convenha.                                                                                                     CC: Art. 1.638: Perderá por ato judicial o poder familiar o pai ou a mãe que: incidir, reiteradamente, nas faltas previstas no artigo antecedente [Art. 1.637].                                                                              

Questão 26. Alternativa C.  Prova Versão 1. 187º Concurso - 2017/2018

 

 

 

Poder familiar.

Assinale a opção que não constitui causa para possível perda do poder familiar: A entrega informal do recém-nascido a quem se comprometa a dele cuidar e educar.                                                                                                      Errado. A hipótese constitui causa expressa de perda do poder familiar, conforme o CC: Art. 1.638, V. Perderá por ato judicial o poder familiar o pai ou a mãe que: entregar de forma irregular o filho a terceiros para fins de adoção.  (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)

Questão 26. Alternativa D.  Prova Versão 1. 187º Concurso - 2017/2018

 

 

 

Poder familiar.

A condenação criminal de um pai ou de uma mãe, para efeitos relativos aos cuidados e guarda da criança ou adolescente: impõe a imediata destituição do poder familiar e o encaminhamento do filho ou da filha para família substituta ou acolhimento institucional.                                                                                                                                Errado. De acordo com o ECA: Art. 23, § 2º: A condenação criminal do pai ou da mãe não implicará a destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso, sujeito à pena de reclusão, contra o próprio filho ou filha.                                                                                                                                                                                      CP: Art. 92, II: São também efeitos [específicos] da condenação: a incapacidade para o exercício do pátrio poder [atualmente denominado poder familiar], tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos à pena de reclusão, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado.                                                                                              

Questão 30.         Alternativa A                        Prova Versão 1.  186º Concurso - 2015/2016

 

 

 

Poder familiar.

A condenação criminal de um pai ou de uma mãe, para efeitos relativos aos cuidados e guarda da criança ou adolescente: implica sempre a suspensão e a posterior destituição do poder familiar independentemente do crime cometido.                              Errado. A suspensão do poder familiar se dá apenas pela condenação irrecorrível dos pais pela prática de crime cuja pena exceda dois anos de prisão, e não sempre, com diz o enunciado. Equivocada a assertiva, ainda, quando impõe a perda automática do poder familiar nestes casos após a suspensão.                                                                                                                                                           CC: Art. 1.637, parágrafo único: Suspende-se igualmente o exercício do poder familiar ao pai ou à mãe condenados por sentença irrecorrível, em virtude de crime cuja pena exceda a dois anos de prisão.

Questão 30.         Alternativa B                        Prova Versão 1.  186º Concurso - 2015/2016

 

 

 

Poder familiar.

A condenação criminal de um pai ou de uma mãe, para efeitos relativos aos cuidados e guarda da criança ou adolescente: obriga o Estado a garantir as visitas da criança em local monitorado por equipe interdisciplinar das Varas da Infância e Juventude ou da Família.                                                                                                                                    Errado. De acordo com o ECA, embora seja dever do Estado garantir a convivência da criança com o pai ou a mãe encarcerado (ao menos desde 2014, quando editada a Lei nº 12.962), as visitas deverão ocorrer no próprio estabelecimento prisional , independentemente de autorização judicial e, portanto, de monitoramento.                                                                                                                                                                               ECA: Art. 19, § 4º: Será garantida a convivência da criança e do adolescente com a mãe ou o pai privado de liberdade, por meio de visitas periódicas promovidas pelo responsável ou, nas hipóteses de acolhimento institucional, pela entidade responsável, independentemente de autorização judicial.                                      

Questão 30.         Alternativa C                        Prova Versão 1.  186º Concurso - 2015/2016

 

 

 

Poder familiar.

A condenação criminal de um pai ou de uma mãe, para efeitos relativos aos cuidados e guarda da criança ou adolescente: não implica a destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso, sujeito à pena de reclusão, contra o próprio filho ou filha.                                                                                                 Correto. De acordo com o ECA: Art. 23, § 2º: A condenação criminal do pai ou da mãe não implicará a destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso, sujeito à pena de reclusão, contra o próprio filho ou filha.                                                                                                                                                                                      CP: Art. 92, II: São também efeitos [específicos] da condenação: a incapacidade para o exercício do pátrio poder [atualmente denominado poder familiar], tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos à pena de reclusão, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado.    

Questão 30.         Alternativa D                        Prova Versão 1.  186º Concurso - 2015/2016

 

 

 

Assunto do Edital ECA

Detalhes Cobrados em cada Alternativa das Provas sobre o Assunto

Questão e Prova

Incidências do Assunto

%

 

ATO INFRACIONAL

 

 

4

6%

 

Ato infracional.

Quando o adolescente for apreendido em flagrante de ato infracional, será encaminhado: à autoridade policial competente.                                                                      Errado. Neste caso, o adolescente será encaminhado à autoridade policial, nos termos do ECA: Art. 172: O adolescente apreendido em flagrante de ato infracional será, desde logo, encaminhado à autoridade policial competente.

Questão 27.         Alts. A, B, C e D.                        Prova Versão 1.  186º Concurso - 2015/2016

 

 

 

Ato infracional.

Em caso de aplicação de medida socioeducativa, a desinternação será compulsória aos dezoito anos de idade.                                                                                                           Errado. De acordo com o ECA, a liberação compulsória ocorre aos 21 anos de idade do infrator.  Trata-se de hipótese de aplicação excepcional do Estatuto aos maiores de 18 anos.                        ECA: Art. 121, § 5º: A liberação será compulsória aos vinte e um anos de idade.                             ECA: Art. 2º, parágrafo único: Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

Questão 26.         Alternativa A                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Ato infracional.

Questão anulada pela banca.

Questão 27.                             Prova Versão 1.  183º Concurso - 2010/2011

 

 

 

Ato infracional.

O juiz Tancredo Demerval, ao apreciar caso em que necessita aplicar medida socioeducativa, decide:                                                                                                         (A) que o rol do ECA é taxativo, o que vale dizer que somente pode aplicar a reprimenda prevista em lei;                                                                                                   B) que o rol é extenso e ele pode dispensar as medidas socioeducativas previstas no Diploma Legal e aplicar aquelas que bem lhe aprouver;                                                      C) aplicar medidas socioeducativas que se ajustem à Comarca em que judica;                D) que o rol é exemplificativo e o juiz, além daquelas medidas socioeducativas  aludidas no Diploma Legal, poderá aplicar outras reprimendas que entender adequadas ao caso;                                                                                                                  E) que em casos especialíssimos poderá aplicar medida socioeducativa, em homenagem ao princípio da celeridade processual, sem a ouvida do representante do Parquet.                                                                                                                           Correta a alternativa "A". Embora não conste expressamente do ECA, prevalece na doutrina e na jurisprudência que o rol do art. 112 é taxativo, em razão do caráter punitivo das medidas socioeducativas ali previstas. Sem prejuízo, pode o magistrado combinar medidas socioeducativas e protetivas de acordo com a situação concreta do adolescente, de modo a concretizar o primado da proteção integral. Em razão disso, estão erradas as demais alternativas, que tratam o rol como exemplificativo (B e D); que permitem ao juiz aplicar a medida mais adequada à Comarca - a medida deve levar em conta a pessoa do adolescente, não o local da prestação jurisdicional (C); que autorizam a aplicação de medida socioeducativa sem a participação do Ministério Público (E).

Questão 28.         Alts. A, B, C, D e E                        Prova Versão 1.  183º Concurso - 2010/2011

 

 

 

Assunto do Edital ECA

Detalhes Cobrados em cada Alternativa das Provas sobre o Assunto

Questão e Prova

Incidências do Assunto

%

 

CONSELHO TUTELAR

 

 

4

6%

 

Conselho Tutelar.

Compete ao Conselho Tutelar: receber as comunicações dos dirigentes de estabelecimento de ensino fundamental a respeito de maus-tratos envolvendo alunos e encaminhá-las ao Ministério Público.                                                                                   Correto. Trata-se da interpretação conjugada de dois dispositivos do ECA: Art. 56, I: Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: maus-tratos envolvendo seus alunos.                                                                                                                  ECA: Art. 136, IV: São atribuições do Conselho Tutelar: encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente.

Questão 28. Alternativa A.   Prova Versão 1.  187º Concurso - 2017/2018

 

 

 

Conselho Tutelar.

Compete ao Conselho Tutelar: colocar em família substituta a criança ou o adolescente que se encontre abandonado ou em situação de perigo.                                Errado. O Conselho Tutelar poderá adotar quaisquer medidas de proteção previstas no art. 101 do ECA, com exceção da inclusão da criança e do adolescente em programa de acolhimento familiar (inciso VIII) e a sua colocação em família substituta (inciso IX), de competência privativa do juiz.                                                                                                                                                                                                  ECA: Art. 136, I: São atribuições do Conselho Tutelar: atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII.                      ECA: Art. 101, IX: Verificada qualquer das hipóteses previstas no art. 98, a autoridade competente poderá determinar, dentre outras, as seguintes medidas: colocação em família substituta.

Questão 28. Alternativa B.   Prova Versão 1.  187º Concurso - 2017/2018

 

 

 

Conselho Tutelar.

Compete ao Conselho Tutelar: promover a oitiva informal do adolescente apreendido
em flagrante de ato infracional e em seguida encaminhá-lo à autoridade policial competente.                                                                                                                                
Errado. A oitiva informal é de competência do representante do Ministério Publico, nos termos do ECA: Art. 179: Apresentado o adolescente, o representante do Ministério Público, no mesmo dia e à vista do auto de apreensão, boletim de ocorrência ou relatório policial, devidamente autuados pelo cartório judicial e com informação sobre os antecedentes do adolescente, procederá imediata e informalmente à sua oitiva e, em sendo possível, de seus pais ou responsável, vítima e testemunhas.

Questão 28. Alternativa C.   Prova Versão 1.  187º Concurso - 2017/2018

 

 

 

Conselho Tutelar.

Compete ao Conselho Tutelar: exortar os dirigentes de estabelecimentos de ensino
fundamental à realização de recenseamento periódico dos educandos.                           
Alternativa errada, já que nada dispõe a lei sobre iniciativa do Conselho Tutelar no ponto. O ECA, em seu art. 54, § 3º, prevê apenas que: Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela freqüência à escola.

Questão 28. Alternativa D.   Prova Versão 1.  187º Concurso - 2017/2018

 

 

 

Assunto do Edital ECA

Detalhes Cobrados em cada Alternativa das Provas sobre o Assunto

Questão e Prova

Incidências do Assunto

%

 

PRINCÍPIO DA PRIORIDADE ABSOLUTA E PROTEÇÃO INTEGRAL

 

 

2

3%

 

Princípio da prioridade absoluta e proteção integral.

A proteção integral da criança ou adolescente é devida em função de sua faixa etária porque o critério adotado pelo legislador foi o cronológico absoluto.                                Correto. Basta que seja menor de 18 anos de idade - ou, excepcionalmente, menor de 21 anos de idade - para que goze da proteção integral de que dispõe o ECA. Ressalte-se, inclusive, que sequer a emancipação tem o condão de afastar a proteção especial do Estatuto.                                                   ECA: Art. 2º: Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.                                                         ECA: Art. 2º, parágrafo único: Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

Questão 26.         Alternativa C                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Princípio da prioridade absoluta e proteção integral.

A emancipação civil afasta a incidência do Estatuto da Criança e do Adolescente.             Errado. Basta que seja menor de 18 anos de idade - ou, excepcionalmente, menor de 21 anos de idade - para que goze da proteção integral de que dispõe o ECA, sequer tendo a emancipação o condão de afastar a proteção especial do Estatuto. O critério adotado foi o cronológico absoluto.                                                                                          ECA: Art. 2º: Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.                                                         ECA: Art. 2º, parágrafo único: Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

Questão 26.         Alternativa D                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

Assunto do Edital ECA

Detalhes Cobrados em cada Alternativa das Provas sobre o Assunto

Questão e Prova

Incidências do Assunto

%

 

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

 

1

2%

 

Disposições preliminares.

Para fixar a condição de criança e de adolescente, o critério adotado pelo ECA foi o cronológico relativo ou biopsicológico, de modo que para tal, impõe-se a análise da condição psicológica ou biológica do indivíduo.                                                                    Errado. O critério adotado pelo ECA leva em conta tão-somente a idade, sendo, portanto, biológico puro. O Código Penal, diferentemente, adota o critério biopsicológico para tratar da imputabilidade, determinando que não basta que agente tenha mais de 18 anos de idade para responder pelo crime; é necessário ainda que tenha capacidade de entender o caráter ilícito da conduta e de se determinar de acordo.                                                                                                                                      ECA: Art. 2º: Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

Questão 26.         Alternativa B                        Prova Versão 4.  185º Concurso - 2014/2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

N/A

A disciplina "Estatuto da Criança e do Adolescente" não foi cobrada na 1ª fase deste concurso.

184º Concurso -     2013/2014

0

 

 

 

 

 

 

 

 

N/A

A disciplina "Estatuto da Criança e do Adolescente" não foi cobrada na 1ª fase deste concurso.

182º Concurso -     2009/2010

0

 

   

Número de Alternativas Cobradas dos Assuntos da Disciplina nas 6 Últimas Provas do TJSP ->

 

62

 

 

 

 

Planos

Juris Cursos - Todos os direitos reservados